quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A importância do uso do protetor solar

Com o sol não se brinca. Apesar disso, muitas pessoas não vêem a importância do uso de protetores solares. Quando os usam, só se lembram de fazê-lo no verão ou sob sol forte. O especialistas alertam que os produtos com filtro solar devem ser aplicados diariamente na pele exposta do rosto e do corpo. Atualmente, eles são ainda mais necessários por causa do efeito estufa e da radiação solar mais forte, faotres que agridem a pele. Com o tempo, essa agressão pode se transformar em flacidez e até câncer de pele.
 


 
“A ação dos raios (solares ou de lâmpadas) afetam as fibras de colágeno e elastina e cria flacidez e manchas. Com a mutação de genes, pode causar até câncer de pele”, afirma Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica, cosmetóloga e diretora científica de um importante fabrica de cosméticos. Ela esclarece que, mesmo dentro do carro ou do escritório, os raios solares atravessam os vidros. “Dentro dos ambientes, as lâmpadas também emitem raios prejudiciais à pele”, explica.
 
Algumas dicas da farmacêutica bioquímica sobre proteção solar:
 
Proteção: Mesmo debaixo de guarda-sol é necessário usar protetor solar. O mesmo vale para quando o sol aparentemente não está intenso, ou seja, quando existe apenas aquele mormaço. 
 
Onde aplicar: Para a exposição ao sol com pouca roupa, seja na praia, no campo ou na piscina, é preciso lembrar de aplicar o produto em todas as partes do corpo. “É comum as pessoas se esquecerem de aplicar em volta dos olhos (porque estão usando óculos), no pescoço, nas orelhas, no meio das pernas, no antebraço, nos pés, nas mãos e nas partes calvas”, observa Joyce, que adverte: “O esquecimento pode causar queimaduras e envelhecimento precoce dessas áreas”. 
 
Lábios: Os lábios também devem ser protegidos. Para evitar seu ressecamento e inchaço, é necessário o uso de filtro solar específico, rico em manteiga de karité. “Existem produtos que deixam os lábios com aspecto bastante natural”. É preciso, também, reaplicá-los sempre que houver a sensação de ressecamento, com ou sem a exposição ao sol. 
 
Como aplicar: A ordem geral é aplicar os protetores solares 20 minutos antes de se expor ao sol. E reaplicar a cada três horas ou a cada 40 minutos, quando entrar na água ou transpirar em excesso. Mesmo usando protetor solar, deve-se evitar a exposição direta ao sol no período entre 10 e 16 horas (11 e 17h, no horário de verão).


Fonte 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...