terça-feira, 23 de novembro de 2010

Halitose - O que é?

Definição: É uma condição anormal do hálito, com característica multifatorial, cujas causas podem ser locais ou sistêmicas e atinge pessoas em qualquer idade. Halitose é uma palavra originária do latim e significa halitu (ar expirado) e osi (alteração). É, portanto, o odor expirado pelos pulmões, boca e narinas.
Se considerarmos o mau hálito ao acordar, 100% da população seria portadora de halitose. Por isso o hálito da manhã é considerado fisiológico, uma reação natural do organismo, que acontece devido a períodos prolongados de jejum, à redução do fluxo salivar (quantidade de saliva produzida por minuto) e o aumento da atividade bacteriana durante o sono. Após higiene bucal e a primeira refeição, o mau cheiro bucal deve desaparecer. Caso o mau hálito persista, pode ser um sinal de halitose crônica e a melhor atitude é procurar ajuda profissional especializada para se investigar e tratar as causas.
Mais de 90% destas causas estão relacionadas à cavidade bucal ou se manifestam nesta região, e hoje existem profissionais especializados exclusivamente no diagnóstico, tratamento, prevenção e controle, que elimina este mal.
Causas: Uma das principais causas da Halitose é a alteração da condição normal de salivação ocasionada por fatores emocionais ou por ingestão de alguns medicamentos, ou, ainda, certas doenças sistêmicas. Esta alteração de saliva favorece a formação de uma camada esbranquiçada ou amarelada na parte posterior da língua denominada Saburra Lingual ou ainda na região das amídalas denominada de caseum amigdaliano (grãos amarelados retidos nas amídalas com cheiro muito forte). Estes são formados por restos de alimentos,células mortas provenientes da descamação da mucosa bucal pelo ressecamento devido à hiposalivação (alteração do fluxo) ou hipovitaminose (falta de vitaminas) e bactérias que se alimentam das proteínas presentes nesta descamação, na saliva e no sangue (sangramento gengival, gengivite e periodontite por exemplo).
Nesse caso ocorre a liberação de enxofre, em forma de compostos sulfurados voláteis (CVS), responsáveis por um odor bastante forte e extremamente desagradável. Estes gases podem ser quantificados medindo-se partículas por bilhão em um aparelho de alta tecnologia denominado Halímetro, e assim determina-se a intensidade do mau hálito.
Muitas pessoas confundem a origem da Halitose relacionando-a com estômago. A conclusão é totalmente equivocada. O odor é proveniente da hipoglicemia, ou seja, longos períodos de jejum levam o organismo a procurar uma fonte de energia que não seja alimentos (carboidratos ou açúcares), assim, ocorre queima de gorduras armazenadas, originando gases provindos de ácidos graxos, que, exalados pelo pulmão, geram um odor bastante desagradável. Este é, por exemplo, o hálito da manhã, presente em 100% das pessoas, que, além de hipoglicêmicas, ainda tem reduzido o fluxo salivar.




Fonte: Clínica HálitoBom

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...